domingo, 20 de dezembro de 2009

UERN FRUSTA 19 MIL CANDIDATOS CANCELANDO VESTIBULAR DE ÚLTIMA HORA

Vestibular da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) é cancelado

Vestibulandos esperavam nos locais definidos para as provas, quando com atraso chega a informação dos membros da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve): as provas foram canceladas. Alegaram que a empresa AOCP Concursos Públicos responsável pela elaboração das provas teria cometido erros na organização dos testes.

Existiam falhas nas folhas de respostas que não correspondiam com os nomes dos concorrentes. Uma explicação para os estudantes, onde sabemos que tem muita coisa por trás. A desorganização já era percebida pelos estudantes, mesmo antes do anúncio de cancelamento. Vários vestibulandos já tinham verificado que os seus nomes não constavam na lista de entrada das salas.


Na capital os transtornos não foram tantos, os alunos acordaram cedo, se deslocaram para os locais com as expectativas de sempre e agora aguardam uma nova data a ser divulgada. Alunos do interior foram os mais prejudicados. Muitos se deslocaram de suas cidades para Natal, Assu, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Patu, cidades essas onde seria aplicadas as provas.

Despesas terão que ser ressarcidas, como a turma de Apodi , que saíram em quatro ônibus no início da manhã em direção à Mossoró. Quando chegavam aos locais de destino como indicado não era o local certo. Total desorganização que levaram o cancelamento e que alguém será responsabilizado por isso. A nova data também não foi informada aos candidatos.

A assessoria jurídica da UERN está reunida nesta manhã para divulgar esclarecimentos até o fim da tarde. A Os transtornos atingem 19 mil candidatos no Estado que disputam 2332 vagas em Cursos de Graduação da UERN.

2 comentários:

  1. O duro vai saber de quem é a culpa:do ocaso do governo Vilma ou da aurora(com seu claro já bem visível) do governo Ibêre??????

    ResponderExcluir
  2. "E o governo do Estado mais uma vez mais uma vez pisou na bola!"

    Me chamo Caio Cézar Gabriel. Sou professor de História na rede privada de ensino aqui no estado e conheço de perto o drama vivido pelos concorrentes ao processo seletivo 2010 da UERN.

    Na paranóica de corrupção que o cidadão brasileiro vive nos atuais dias ( e também não é para menos), essa "mancada" promovida pelo governo do Estado (UERN mas precisamente) via empresa AOCP foi no minimo desrespeitosa para com os concorrentes. Porque digo isso? Será drama de "novela mexicana" por minha parte? Claro que não! Convivo todos os dias com os alunos que aspiram a uma vaga em uma universidade pública, e dar para sentir de perto toda a pressão exercida sobre eles: pais e parentes cobrando (mesmo que indiretamente), nevorsismo, espectativas, insonias, muito estudo e bastante fadiga são alguns dos efeitos colaterais que o vestibular gera nesses alunos.
    O cancelamento geral do concurso nos faz questionar se até em provas para a o ingresso em uma instituição de nivel superior não estamos livres da praga da corrupção. As explicações até agora dadas pelos promotores do evento foram no minimo mediocres, sem fundamentos acobertada por uma gama de mistérios, já que as informações sobre o adiamento foram bem restritas!
    Tive a informação de um concorrente em que ele me relatou que a satisfação dada no momento do cancelamento pela coordenadora de um dos locais de provas foi a seguinte: "O concurso foi cancelado devido a erros tecnicos, maiores informações terão no site da UERN, por favor saiam do ambiente sem tumulto". Através dessas palavras se dar para ter uma breve noção da falta de organização do concurso!
    Se o Estado não gerenciou logisticamente de maneira eficaz um concurso com 19 mil candidatos, agora imaginem o caos que será a copa do mundo de 2014 aqui no Estado?

    E aí? O que dizer a nossos alunos? De quem é a culpa? No minimo essa "estória" irá terminar em uma maneira classicamente brasileira de ser: em PIZZA!

    Atenciosamente,

    Caio Cézar Gabriel

    ResponderExcluir