quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

POLÍCIA CIVIL AGORA VAI INVESTIGAR





Reunião de Segurança - Foto: Demis Roussos

Governo tira da Polícia Civil responsabilidade sobre presos em delegacias de Natal

Em reunião ocorrida hoje a tarde na Governadoria, o Governo do Estado encaminhou proposta à Polícia Civil, atendendo a principal reivindicação da categoria. Pela proposta, a partir de hoje (2) a Polícia Civil não é mais responsável pelos presos que estão nas delegacias de Natal e, portanto, podem desenvolver sua função principal: investigar. Vale salientar que essa reivindicação é feita há décadas pela categoria.

O Governo do Estado – representado na reunião pelo secretário-chefe da Casa Civil, Vagner Araújo, e secretário de Defesa Social, Agripino Neto – se compromete a transferir para a Secretaria de Justiça e Cidadania a responsabilidade pelos presos que ainda não foram julgados.

E o esquema de segurança nas delegacias da Capital já está funcionando desde ontem, quando teve início a greve da Polícia Civil. Foram relocados Agentes Penitenciários para as delegacias com a ajuda da Polícia Militar que dará suporte à segurança das delegacias até que um novo concurso de agentes penitenciários seja concluído pelo Governo do Estado.

Os presos ficam nas delegacias – sob responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania – até que as novas cadeias públicas do Estado sejam concluídas. A primeira, em Nova Cruz, deve ser entregue ainda neste mês de dezembro.

A outra proposta importante do Governo do Estado para a Polícia Civil é o pagamento das promoções. Segundo Vagner Araújo, esse pagamento será realizado a partir de março de 2010, de acordo com o limite prudencial exigido por lei federal.

Na reunião, que também contou com representantes da Assembléia Legislativa (Fernando Mineiro e Larissa Rosado), também foram discutidos todos os pontos da pauta de reivindicação dos Policiais Civis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário