quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

ENCONTRO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO A DESERTIFICAÇÃO SERÁ EM NATAL


PREPARAÇÃO
Natal sedia reunião para Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação

Na próxima terça-feira (8), a partir das 13h30, no auditório da Administração Central da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), ocorrerá a 2ª etapa da Reunião Preparatória ao 1º Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação. Com a presença do secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakheche e representantes das secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão. O evento deve contar também com representante da secretaria de Infra-Estrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional.

As reuniões preparatórias estão ocorrendo como forma de mobilização para o Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação, que ocorrerá em março, em Petrolina e Juazeiro, nos Estados de Pernambuco e Bahia. A reunião, que ocorre no auditório da Caern, é voltada para público alvo ligado ao tema que está sendo discutido. Será apresentado o modelo de construção do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca no Rio Grande do Norte (PAE/RN). Além de identificar os arranjos legais e institucionais, no âmbito estadual, necessários ao desenvolvimento das ações planejadas no PAE e apresentar a Proposta do Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (1º ENED).

A reunião também servirá para estreitar a relação entre os órgãos federais, estaduais, e sociedade civil, para a cooperação da elaboração e implementação dos PAEs e do Programa de Ação Nacional de Combate á Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (PAN Brasil), iniciando, ainda., a discussão do Pacto pelo Semi-Árido a ser firmado durante o 1º ENED.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Semiárido, Egon Krakheche fará a apresentação da proposta do 1º ENED no pacto pelo desenvolvimento sustentável do semiárido. Ocorrerão debates e encaminhamentos entre os presentes com o objetivo de levar às resoluções para o Encontro Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário