quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SEMINÁRIO DE ENSINO RELIGIOSO DISCUTE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES



PEDAGOGIA
Governo promove Seminário de Ensino Religioso do RN


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, promove nos próximos dias 22 e 23, o 1º Seminário de Ensino Religioso do Rio Grande do Norte. O evento tem por finalidade discutir a formação dos professores, bem como a área do Ensino Religioso e sua interdisciplinaridade com as demais áreas tendo em vista a prática pedagógica.

Para o governo, é necessário promover o debate sobre a formação específica do profissional de Ensino Religioso e o seminário tem como meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Educação, reunir professores e pesquisadores, que apresentam em comum, a compreensão da diversidade religiosa brasileira e da complexidade do fenômeno religioso na contemporaneidade.

A abertura do evento acontecerá no dia 22, às 8h, com apresentação da Orquestra Garibaldi Romano, da Secretaria Estadual da Educação e da Cultura e prossegue com uma palestra ministrada pelo professor e doutor Otávio Augusto de Araújo Tavares, Secretário Estadual Adjunto de Educação, sobre o tema Educação e Formação Docente no Contexto Nacional.

No dia 23, data de encerramento, acontecerão várias palestras, entre elas a conferência “Ensino Religioso: Realidades, Desafios e Perspectivas”, tendo como conferencista a professora e mestre Iris Boff, da ASSINTEC do Paraná. O tema tem como público-alvo professores e alunos de áreas afins.

O 1º Seminário de Ensino Religioso do Rio Grande do Norte acontecerá no Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (CENEP), localizado em frente á Praça Cívica e contará com uma carga horária de 16 horas O Seminário será organizado pela Coordenação de Desenvolvimento Escolar (CODESE) da SEEC e conta com o apoio do Instituto de Teologia Pastoral de Natal.

Nota do Blog:

A globalização acompanhada da tecnologia distorcem valores e conceitos da humanidade. Os seres humanos com seus dogmas intrínsecos à religiosidade são imutáveis e incomensuráveis, oportunamente a doutrina catequizada vetorialmente ao social seria a retomada corretiva aos anseios da sociedade moderna.

Catequizar adquiriu abrangência social muito além dos conceitos religiosos, catequizar no mundo moderno tornou-se a necessidade prima da convulsão social, daí a importância da capacitação e empenho dos professores e das instituições religiosas.

Um comentário:

  1. O ensino religioso quando trabalha os valores que estamos perdendo, como:Verdade, amor, solidariedade e respeito, torna-se uma disciplina fundamental no ensino básico.

    ResponderExcluir