quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A PROBABILIDADE É COMPANHEIRA DOS MAIS ATUANTES


Benes Leocádio - Pref de Lajes
Lajes é sorteado pela CGU para receber Programa de Fortalecimento da Gestão Pública

O município de Lajes foi um dos dez municípios brasileiros sorteados no último dia 5 pela Controladoria Geral da União para receber o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública. O sorteio foi realizado em Brasília usando os mesmos equipamentos das loterias federais administradas pela Caixa Econômica Federal.

Lajes estava inscrita desde fevereiro. Para o próximo sorteio – o décimo – estão inscritos 361 municípios do País, sendo 275 do Nordeste e 13 do Rio Grande do Norte. Podem se inscrever todos os municípios com até 50 mil habitantes, conforme dados do IBGE.

O Programa de Fortalecimento de Gestão Público se propõe a capacitar agentes por meio de ações de educação presencial ou de educação à distância. As ações do curso de educação presencial é feita pela CGU em cada município sorteado, considerando a necessidade de cada município.

Com os recursos da Educação à Distância, os agentes públicos indicados pelo Município têm acesso a mecanismos complementares de informação e orientação à aprendizagem de adultos e à educação continuada. Para viabilizar as ações da Educação à Distância, a CGU firmou parcerias com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado). O objetivo é capacitar conselheiros municipais, agentes públicos e cidadãos em geral por meio dos cursos à distância oferecidos pela Enap e facilitar o acesso aos vídeos produzidos pelo ILB.

No nono sorteio feito pela CGU foram escolhidos, além de Lajes, os municípios de Mara Rosa (G0), São Mateus do Sul (PR), Caiçara (RS), Santa Luzia (BA), Vertentes (PE), Jequitinhonha (MG), Bocaína (SP) Muqui (ES) e Benjamin Constant, no Amazonas.

Para o próximo sorteio estão inscritos os seguintes municípios do Rio Grande do Norte: Antônio Martins, Apodi, Areia Branca, Ipanguassu, Janduís, São Vicente, Serra Negra do Norte, Lajes Pintada, Marcelino Vieira, Poço Branco, Santana do Matos e Upanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário