quarta-feira, 19 de agosto de 2009

SENADO INVESTIGA CONVERSA EM GABINETE PALACIANO (! ?)



Senado investiga visita de ex-secretária a um gabinete da esplanada


Em Brasília, em pleno planalto central, no quase bico da aeronave pra não dizer formato do Plano Piloto, nesta época do ano, o ar seco deixa os lábios ressecados, os assuntos a flor da pele e um simples pingo d’água pode ser transformado em chuva de granizo. Enquanto seus habitantes não viajantes em nave pairada, assistem o belíssimo por do sol da região central ou a silhueta do lago artificial Paranoá.

Enquanto os telhados esfriam, um simples sereno de transição de estação pode de repente transformar-se em temporal, nas protegidas mansões e apartamentos com para raios ninguém escutará o zunido forte das pedras em formato de gelo. Enquanto isso, soam assustadoramente nos frágeis telhados das cidades satélites da periferia. Machucada fica a opinião pública pela parábola aqui escrita preterindo outros assuntos de significados relevantes para o pais.

E as principais instituições do país se curvam perante a qualquer tema, mesmo simples como o pingo d’água que vira tempestade. Ao pesquisar identificam as turbulências apesar da minoria ainda digna e corajosa a mostrar os erros, as falhas das desigualdades dos tetos. Aí então, as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) justificam-se pelas evidências, mesmo sem togas a punir um bom dia, uma insinuação, um sorriso amarelo enquanto outros assuntos mais comprometedores estão codificados em cifras combinadas com X a quinta potência nas mesas dos executivos sem permissão ou acessos à senhas descodificadoras.

E assim foi a notícia em todo o país: Senadores participaram, hoje pela manhã do programa Espaço Aberto, um programa da Globo News, apresentado pelo jornalista Alexandre Garcia. Detalhando minúcias sherlockianas de uma investigação digna de um conto à literatura inglesa. E como personagem central do mistério uma ex-secretária, bonita, de óculos, inteligente e segura com respostas sintéticas ou planejadas merecedora de um sorriso a La James Bond Planaltino.

Temos direito hoje a retransmissão às 21:30h e reprise amanhã às 8:30h pela TV. Os parlamentares concordaram em um ponto: após o depoimento da ex-secretária do tal encontro investigado, deixaram expectativas novelianas e interesses pelo término do suspense, principalmente para os súditos do império da cultura televisiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário