quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ALIANÇAS E ESPERANÇAS NAS "BODAS DE PAPEL"

Alianças e esperanças nas bodas de papel

Embaraçoso seria perguntar ao eleitor comum: você vota por um lado, “Cara e lado” como dizem alguns políticos, por partidos ou por convicção? Vejam só que constrangimento seria forçar a cada um, responder uma pergunta assim: sem lógica! Desnecessária, Inoportuna, Sem objetividade cidadã! Vem aí um ano de campanha! Pra que tanto questionamento ou sinceridade?

Caso fosse necessário respondê-las seriam respostas duvidosas ou também rendidas aos brotantes interesses. O eleitor agora, já calejado e inteligente diria: - Bom na verdade não sei bem o significado da palavra convicção. Portanto vamos conversar com as bases!

Atualmente na política os lados são encaixáveis, parecendo até brinquedos didáticos para desenvolver o raciocínio de crianças - os cubos, esferas e triângulos na política formam uma figura cujo formato destaca-se com a desigualdade das peças. Mesmo assim, seus contornos assimétricos se grudam em extremidades polarizadas, ponteadas por solda fria maleável aos dedais, a quatro mãos, seis ou oito formando as modernas alianças costuradas.

E assim os adultos assimilam, alguns com mordaças se aliam e fortalecem o novo grupo. Definem um símbolo que poderá ser a nova figura formada. E em côro dirão: - que criatividade! Que diálogo! - E o convencimento se expande. Assim são diplomados os mesmos legisladores, os mesmos executivos, costurados e remendados com os fios nobres dos algodoais da Índia.

E assim se faz a política. Estudos, noites a fio sobre as anotações, os pros, os contras, as probabilidades e os senões. E a experiência surgirá naturalmente pela facilidade de expressão tão pensada e ensaiada, fluirá convencedora: Administrar e Legislar, é um processo dinâmico! Nós vamos exercê-los muito bem! Mandatos se repetirão. Outros personagens são substituídos e as novas alianças comemoram com outros afins, os mesmos interesses aplaudidos, vitoriosos com novos enlaces merecedores de uma confraternização como se fossem além das “Bodas de Papel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário