quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CENSO ESCOLAR


CENSO ESCOLAR


Coleta de informações termina no dia 31


Os estabelecimentos da rede estadual e privada de ensino que ainda não realizaram o Censo Escolar 2009 devem se apressar, pois o prazo termina na próxima segunda-feira (31). De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 90% dos 4.198 Estabelecimentos de Ensino inscritos no censo de 2008 já tiveram as informações coletadas nesse ano de 2009, restando 10%, relativos às escolas exclusivas que fazem parte de atividades complementares. A novidade do Censo Escolar deste ano é a inclusão das escolas cadastradas no programa Mais Educação, do Governo Federal, que farão parte da coleta.

O censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, através da Diretoria Regional de Estatística da Educação Básica – DEEB, e consiste em uma pesquisa declaratória anual que levanta informações estatístico-educacionais junto às unidades escolares nos diferentes níveis e modalidade de educação e ensino da rede pública e privada.

No Rio Grande do Norte a coordenação do Censo está a cargo da Secretaria Estadual de Educação e da Cultura, através da Coordenação de Assessoria Técnica e de Planejamento, que realiza o levantamento dos dados em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Diretorias Regionais de Ensino.

O Censo Escolar 2009 teve início em 27 de maio e o objetivo é fornecer informações e estatísticas para a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional, bem como a elaboração de indicadores que orientam o planejamento, a definição, a implementação e o monitoramento de políticas públicas, como também a distribuição de recursos públicos, tais como merenda, transporte escolar, livros e uniformes, implantação de bibliotecas, Dinheiro Direto na Escola e o FUNDEB entre outros.

Para maiores esclarecimentos os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Assessoria Técnica e de Planejamento – ATP, através dos telefones 3232-1553 ou 3232-1357. Os questionários do censo podem ser preenchidos via on line no site http://www.educacenso.inep.gov.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário