quarta-feira, 29 de julho de 2009

JORNAL CAJARANA 26ª EDIÇÃO - EDITORIAL


EDITORIAL


A imprensa continua fazendo o seu papel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Porto Alegre por ocasião da visita ao 10º Fórum Internacional de Software Livre, disse “A imprensa tradicional perdeu PODER para a internet” e que “O jornal da noite está velho diante da internet”. Exemplos de frases de improviso e que muitas vezes só traduzem a intuição sem o conhecimento científico.

Reconhecemos que a rede mundial de computadores revolucionou a humanidade em termos de comunicação, mas o valor do conteúdo paupável, portátil e popular de um Jornal, da revista, do imprenso, dos radialistas e agora dos blogueiros, todos continuam insubstituíveis.

Assim como o rádio sentiu o impacto com a chegada da TV, mas aos poucos retomou o seu espaço próprio, a imprensa também atrairá seus leitores através dos seus conteúdos. A imprensa com sua “força” da comunicação não pode ser confundida com a força do poder constituído, além disso, não reivindica para si as ações que deveriam ser tomadas. Seu digno papel dentro da sociedade quando exercido por bons profissionais, no máximo termina com a informação e a orientação educacional mostrando os fatos, independente do sistema.

A verdade muitas vezes incomoda as estruturas dominantes. Incômodo esse pelo temor da perda dos privilégios, mesmo tendo consciência que o conteúdo informado é a essência da realidade.

A imprensa no Nordeste e em particular numa cidade como Santana do Matos tem uma função diferenciada. Primeiro ela tem que ser bancada, que o digo a direção do Jornal Cajarana, seu principal papel de divulgar e informar é substituído pela necessidade educadora, aí então, necessita da abnegação, do exercício como se fosse um sacerdócio e que na realidade o faço com muito prazer, talvez corresponda as oportunidades que não tive quando daqui saí com 17 anos, voltando 40 anos depois, ainda obstinado pela curiosidade, pela necessidade da leitura e do conhecimento.
Hoje temos em Santana do Matos pessoas que se dedicam à Comunicação Social com essas tão necessárias “forças do ideal”, como exemplos de nossos radialistas, instituições sociais, blogueiros e tantos outros que fazem nossos valores aparecerem na mídia com uma realidade transparente. A diferença todos nós sabemos, e assim temos certeza que os veículos de comunicação oportunizam as referências ou que as citações despertem os interesses, ao mesmo tempo levando a auto estima para nossa gente ou que opções de investimentos surjam pelos potenciais naturais que temos e colocados aos olhos do mundo.
Dutra Assunção.

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