sábado, 27 de junho de 2009

A " IMPRENSA " A SERVIÇO DA SOCIEDADE

A imprensa não tem poder

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Porto Alegre por ocasião da visita ao 10º Fórum Internacional de Software Livre, disse: “A imprensa tradicional perdeu PODER para a internet” e que “O jornal da noite está velho diante da internet”. Exemplos de frases de improviso que traduzem a intuição sem o conhecimento científico.



Concordo que a rede mundial de
computadores revolucionou a humanidade em termos de comunicação, mas o valor do conteúdo paupável, portátil e popular de um Jornal, da revista, do imprenso em si continua insubstituível. Assim como o rádio sentiu o impacto com a chegada da TV, mas aos poucos retomou o seu espaço próprio, a imprensa também atrairá seus leitores, seu público alvo dignamente através dos seus conteúdos.


A imprensa com sua “força” da comunicação não pode ser confundida com a força do poder constituído, além disso, ela não reivindica para si as ações que deveriam ser tomadas. Seu papel dentro da sociedade quando exercido por bons profissionais, no máximo termina com a informação e a orientação educacional mostrando os fatos, independente do sistema. A verdade muitas vezes incomoda as estruturas dominantes. Incômodo esse pelo temor da perda dos privilégios, mesmo tendo a consciência que o conteúdo informado é a essência da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário