terça-feira, 9 de junho de 2009

CEMITÉRIO E SUA LOCALIZAÇÃO NAS CIDADES

Como os cemitérios podem contaminar as águas subterrâneas e serem ambientes focais de doenças

Cemitérios em locais inadequados

Os cemitérios podem ser fonte geradora de impactos ambientais. A localização e operação inadequadas de necrópoles em meios urbanos podem provocar a contaminação de mananciais hídricos por microrganismos que proliferam no processo de decomposição dos corpos.

Cemitérios e Saúde Pública
Se o aqüífero freático for contaminado na área interna do cemitério, esta contaminação poderá fluir para regiões próximas, aumentando o risco de saúde nas pessoas que venham a utilizar desta água captada através de poços rasos ou afetar outras áreas no caso de regiões de solos áridos onde as águas fluem facilmnte como o campo santo São Sebastião em Santana do Matos.

Cemitérios - Fonte de Contaminação
Poucos imaginam, mas os mortos são capazes de se tornar perigosos poluentes. É que o processo de decomposição de um corpo, que ao todo leva em média dois anos e meio, dá origem a um líquido chamado necrochorume. Este composto é eliminado durante o primeiro ano após o sepultamento. Trata-se de um escoamento viscoso, com a coloração acinzentada que com a chuva pode atingir o aqüífero freático, ou seja, a água subterrânea de pequena profundidade ou atingir outras áreas através de riachos e rios.

Santana do Matos - cemitério praticamente no centro da cidade
O cemitério público de Santana do Matos tem dois requisitos a mais como agravantes: não tem mais espaço disponível para novas sepulturas e os muros laterais servem de anteparos para depósitos de lixo, local escolhido por ser um espaço recuado da rua, onde o lixo é depositado para a espera do veículo coletor da prefeitura que não cumpre uma rotina regular.

Assunto na mídia e na Camara
Esse assunto é manchete de jornais na região, blogueiros da cidade e até denunciado por vereadores em sessões da Câmara Municpal. No caso de Santana o problema além das medidas e cumprimentos das normas ambientais, existe a necessidade urgente de uma solução do gestor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário