terça-feira, 26 de maio de 2009

2º SEMINÁRIO DE JUVENTUDE RURAL EM SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE

SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE
Jovens trabalhadores rurais têm encontro na região do Trairi

O Governo do Estado, através da Emater-RN, é um dos parceiros do 2º Seminário de Juventude Rural da Região do Trairi que será realizado nos dias 30 e 31 deste mês, no município de São José do Campestre. A promoção do evento é da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn) e sindicato da categoria funcional daquele município visando formar uma rede de articulação de jovens que vivem no campo, através de um documento reivindicatório com registro de propostas obtidas no encontro.

Segundo a assessora técnica da Fetarn, Silmara Rodrigues, o objetivo do seminário é promover o debate sobre políticas públicas para a juventude rural da região Trairi voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, com ênfase no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Silmara Rodrigues ressalta que, entre outros, serão discutidos com os jovens os seguintes temas: educação no campo, segurança alimentar e nutricional, gênero e sexualidade, lazer e cidadania, práticas civis, linhas de crédito e drogas e meio ambiente.

Contatos:
Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Norte (Fetarn): 3211-4688
Assessoria de Comunicação da Emater-RN: 3232-2235

Nota do Blog:
Santana do Matos tem um Sindicato Rural dinâmico sob o comando de Zé Benedito, experiente sindicalista, sabedor que esses encontros nada de novo chega ao homem do campo.

Caso ele compareça seria bom falar sobre os problemas do homem do campo em Santana do Matos. Prioridades seriam: Ações que fomentassem nossos potenciais - Projetos de Apicultura, Apoio no tocante a investimntos e tecnologia na criação de caprinos e ovinos, incentivo e adequação ao preço do leite de nossa bacia leiteira, principalmente aos pequenos produtores pecuaristas, adquirir reservatórios de leite (Resfriadores ) em todas as comunidades produtoras, instruções sobre o novo sertão que se vislumbra agora uma região com índices de chuvas regulares e acima da média, de acordo om os profissionais da meteorologia. Esses sim, são assuntos do homem do campo, da zona rural.

Agora falar para nossos jovens do campo sobre:

1) Educação no Campo: Sim dando condições dignas de deslocamentos.

2) Segurança alimetar e nutricional: Sem produzir nada!

3) Gênero e sexualidade: Com essa educação! (Professores com salários atrasados).

4) Lazer e Cidadania: Sem trabalho! Os caminhos são outros.

5)Práticas Cívicas: Fale aí Sr. Secretário de Educação, seu empenho nas Escolas!

6) Linha de crédto: Ah sim, muito bom, interessa a muita gente.

7) Drogas: Uma consequência com responsáveis impunes.

8) Meio ambinte: Caça Predatória, Queimadas sem fiscalização, Estradas do Município sem programação de manutenção durante todo o ano, Reservatórios (açudes, barreiros e barragens) a mais de dez anos sem escavações ou medidas de segurança.
Precisamos sim, de políticas públicas direcionadas para esses segmentos, não só em Santana do Matos mas para toda a região central. Dirigentes omissos à agricultura são facilmente identificáveis, agora tratar o homem do campo com desdém, desprezo e não rconhecimeno é natural daqueles que tiveram outras origens. As prioridades invertidas, valores distorcidos aos poucs são assimilados pelos menos favorecidos. E Santana do Matos tem essa vocação da produtividade no campo. Precisamos sim de ações voltadas para a agrcultura e a pecuária.

É isso aí Zé Benedito, improvise, faça um cordel e leve pra essa reunião, nossa realidade rural, com certeza chamaria mais à atenção aos dirigentes. Zona rural precisa disso, além dos seus versos para amenizar os sofrimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário