terça-feira, 21 de abril de 2009

EM ANGICOS POLÍCIA NA RUA AGE COM FIRMEZA

POLÍCIA FAZ VALER DIREITO DEMOCRÁTICO
Do Blog do Carlos Costa - UOL Blog

Há poucas semanas atrás, aconteceu a segunda audiência pública do ano para tratar do tema: Segurança Pública em Angicos. Autoridades como o Dr. Cleudson Vale, Juiz da comarca e o Promotor André Mauro, Capitão Carvalho - comandante da companhia de Polícia da região, vereadores e representantes de segmentos e entidades locais estiveram presentes para discutir e definir as ações a serem tomadas.
Entre essas ações, uma já vem sendo cumprida com rigor em prol do bem estar da comunidade angicana, que é a proibição do uso indevido de carros de som com potência acima de 70 decibéis nas ruas ou locais públicos em horários pre determinados.
Constato e registro um fato que aconteceu no final de semana. Estava com um casal amigo, quando encosta dois carros com potentes alto falantes, daqueles que jorram um vendaval sonoro nos nossos ouvidos sem sermos consultados se queríamos ou não ouvir aquela poluição sonora. Um veículo para de um lado da rua, o outro pelo oposto, os volumes em disputas e o cidadão a domar a paciência e aguentar.

Mas eis que poucos minutos depois, surge a ronda da policia, que imediatamente encosta e manda baixar o volume. Os proprietários atendem e a polícia vai embora. Poucos minutos depois, tudo volta as alturas de antes.
Só que a polícia foi bem esperta e passou novamente pelo local. E aí, o policial já não estava tão amistoso quanto antes. E com razão, pois tem a ordem do juiz, promotor e comandante para recolher o reincidente. Aquele que não obedecer a primeira ordem, pode ter o som apreendido e ser conduzido a DP para esclarecimentos.

Mas tudo acabou bem. Depois de um diálogo, o proprietário do carro conformou-se com a lei e atendeu ao policial. Se você tem carro com equipamento de som potente, saiba que a lei não permite que use de forma indevida em via pública, pois isso fere o principio constitucional. Respeite os outros, seu direito termina onde começa o do outro.
Parabéns a ação policial. Não houve truculência, mas houve firmeza.
Do Blog do Carlos Costa - UOL Blog
------------------------------------------------------------------------------
Nota do Ponto de Vista:
Poluição Sonora - um fato real
Ao lermos a descrição do nosso colega blogueiro Carlos Costa da cidade de Angicos, constatamos que esse fato é uma realidade em todas as cidades do interior. Seu controle necessita, além das medidas de repressão, co-responsabilizar a população como elemento de suma importância para pressionar os infratores, pulverizando as responsabilidades através dos veículos de comunicação, educando e fazendo-se necessário a interação dos segmentos sociais.
No caso de Angicos, já existe uma ação em execução, certamente defenida pelas reuniões acima citadas. Tudo se torna mais simples quando existe uma política de ação dirigida, predisposta a resolver os problemas, seja de qualquer setor.

Origens dos fatos
Quais os motivos que levam esses jovens a tal comportamento?
Por que não tem esse tipo de problema na capital ou nas cidades grandes?
Para quem gosta de sociologia e psicologia, segue alguns dados: Na maioria das cidades do interior não existem mais o interesse social ou empresarial para serem criadas(os) agremiações ou clubes. Ficando assim, a juventude sem opções ou espaços para extravazar seus potenciais latentes, necessitados de momentos socializantes. Esses espaços foram tomados pelos shows de bandas que geralmente são de quatro ou de seis em seis meses ficando assim um período muito longo sem oportunidade para a juventude. O problema se torna, não só coletivo mas também de medidas sócio administrativas quando se pensa em soluções definitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário