sábado, 18 de abril de 2009

Web Communication

Twitter um novo hábito de comunicação pela internet
A maioria dos internautas sabem o que é o twitter. Transcrevo meu ponto de vista sobre o assunto através das informações filtradas nas leituras feitas sobre o assunto, configurando-se um novo mundo virtual. Twitter é um novo serviço mundial de troca de mensagens pela internet. Surgiu esse novo canal, uma mistura de Blog e Celular que tomou conta das comunicações, textos sintetizados com mais ou menos 140 caracteres desmoronou a privatização dos comunicadores da escrita, aí então, a comunicação se tornou mais democrática, mais abrangente, mais eficiente pela amplitude da fonte e esses conteúdos de informações quando transformados em conhecimento, ganha os leitores globais.

Acrescidos aos Blogs e aos Celulares milhões de pessoas no mundo inteiro se comunicam através de I-meios, recados pelos Orkut, pelo MSN, estamos literalmente conectados, agora mais grudados e que nos chamam de logados de várias maneiras e praticamente em qualquer lugar do mundo. Já somos 1 bilhão e 570 milhões de pessoas que utilizam a internet, 3 bilhões e 300 milhões com celulares.

Em Notas do Cajarana, escrevi que em breve haveria necessidade de uma nova sintaxe gramatical e que seriam necessárias em todas as línguas ou que sejam em esperanto, para facilitar a interpretação dos textos, tantos expressos pelo sistema Internet.

E as comunicações pela Internet como se fosse um leque aberto, representado pelo vértice/fonte e ângulo/alvo, o twitter naturalmente, pela força aritmética, quebrou o pino do vértice, em pouco tempo aquela extremidade em alargamento geométrico iguala-se ao alvo, aí então, o abanador parece ser sanfonado.

E ainda sendo ele o Twitter o caçula do sistema, criado apenas em 2006, pipocou o ano passado e já tem mais de 6 milhões de utilizadores no mundo. Os especialistas dizem que ele foi considerado a mistura que deu certo entre os blogs e os celulares. As mensagens sintéticas (as vezes incompletas) 140 toques, como se fossem uma cópia dos torpedos dos celulares, atenuados pela Internet como se fossem textos de Blogs, agora com a vantagem de ter no cabeçalho um endereço coletivo com o mesmo texto, ao contrário do Celular e do MSN.

E agora não se faz necessário, uma contra partida, (como dizem os gestores públicos). A verdade agora chega por todos os lados, em todos os linguajares, insinuantes, contundentes, inteligentes, falsos ou verdadeiros esses são os conteúdos dos novos escribas. Assim eles criam, sejam por ideologia, por prazer, dom, dedicação, potencial ou interesses. E a leitura sempre foi necessária, pelo lazer, curiosidade ou enriquecimento cultural e que assimile a interpretação para desenvolver a capacidade de discernimento para separar o conteúdo da coivara de palavras.

E agora os hábitos de comunicação mudaram entre as pessoas. Foram criados novos conceitos populares de privacidade. Privacidade agora só em outro ambiente! Em comunicações somos também Público, diz a Privê comunicacion. Certamente teremos uma maior gama de informações, precisamos sim, separar a informação do conhecimento. Geralmente a informação, mesmo sem conhecimento ou técnica de mestrado vem acompanhada de proposições, coragem para se expor e muita abnegação pelo que se faz.

Dutra Assunção
Editor/redator do Jornal Cajarana
Blog : www.redacaocajarana.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário