sexta-feira, 17 de abril de 2009

CHUVAS

MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS
Armando Ribeiro e Santa Cruz
do Apodi estão prestes a sangrar

Os dois maiores reservatórios do Estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, e a Santa Cruz, no município de Apodi, estão prestes a sangrar. Para a barragem Armando Ribeiro, faltam apenas 18 cm para a sangria; para o reservatório de Apodi, faltam 26 cm. No total, os reservatórios do Rio grande do Norte estão com 89% da capacidade. Em todo o Estado, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos monitora 46 açudes, com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos.

O último deles a atingir a capacidade máxima foi o Passagem das Traíras, em São José do Seridó, que tem capacidade de 48 milhões de metros cúbicos e é responsável por metade do abastecimento do município de Caicó.

Localizada no município de Assu, a Armando Ribeiro Gonçalves é a maior barragem potiguar e, atualmente, abastece os municípios de São Rafael, Jucurutu, Assu, Itajá, Ipanguaçu, Pendências e Alto do Rodrigues - seja através de sistema adutor ou pelo tradicional método de distribuição d'água - através dos rios. O limite de armazenamento do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Já a integrante da bacia Apodi-Mossoró, Santa Cruz do Apodi, com capacidade de, 600 milhões de metros cúbicos, é uma das mais importantes fontes de abastecimento do Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A barragem, que sangrou pela última vez em 2008, será base para a transposição das águas do Rio São Francisco no Estado.

SANGRIA – Os 14 reservatórios que já chegaram à capacidade máxima foram Encanto, no município de Encanto, em Encanto, Passagem, em Rodolfo Fernandes, Beldroega, em Paraú, Novo Angicos, em Angicos, Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz, Pataxó, localizado em Ipanguaçu, Mendubim, em Assu, Campo Grande, em São Paulo do Potengi, Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, Cruzeta, em Cruzeta, Dourado, em Currais Novos, Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos e Passagem das Traíras, em São José do Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário