segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Turismo na Serra de Santana

Lagoa Nova - Turismo em pauta
O prefeito Erivan Costa de Lagoa Nova e o secretário de Turismo Gilberto Gomes de Medeiros articulam junto ao Secretário de Turismo do Estado, Fernando Fernandes (SETUR-RN), um novo projeto: unir os potenciais turísticos da região. A idéia é formar uma opção turística, através de uma entidade representativa serrana, tipo uma associação dos municípios vizinhos que viabilizassem uma opção ao projeto turístico seridó, para isso necessita reunir e estruturar os potenciais existentes da região.
Os entendimentos preliminares foram receptivos e tendem a convergir apoio e empenho dos prefeitos Júnior Laurentino (PSB) de Tenente Laurentino Cruz, Raimundo Marcelino Borges"Novinho"(DEM) de Cerro Corá, Avamar Alves (DEM) de Bodó, perante a visão empreendedora do Prefeito Erivan Costa (PSB) de Lagoa Nova com essas proposições a serem dirigidas ao Secretário Fernando Fernandes da SETUR/RN:

Divulgar a infra-estrutura existente, já consolidada, como o empreendimento de Segunda Residência, pontos turísticos (exemplos de Lagoa Nova) e dirigir políticas públicas em apoio ao artesanato, estruturar mirantes, cavernas, sítios arqueológicos, vistas panorâmicas, enfim todas as opções turísticas que possam ser inseridas num roteiro turístico programático da região.

Cachoeira da Vaca - Sítio riachão Bodó/RN

Certamente esses pontos serão colocados pelo Secretário de Turismo de Lagoa Nova, Gilberto Gomes, em reunião a ser marcada em Currais Novos com o Secretário Fernando Fernandes da SETUR/RN, acrescidos outros ítens em planejamento naquela secretaria.
Turismo se faz acreditando nos valores a serem divulgados, na preservação e conservação dos potenciais e com a necessidade de conscientização e auto estima da população. Portanto, acreditando e investindo nesses valores, as ações administrativas empreendedoras poderão alavancar o crescimento, a explosão turística da região.
Santana do Matos - Vocação turística sem gestor
Santana do Matos com território na região serrana e na caatinga, com vários pontos que poderiam ser explorados turisticamente, como o mirante da serra do cajueiro, águas sulforosas de Fervedeiras, além do acervo cultural existente nos sítios arqueológicos, fica de fora mais uma vez, a espera de políticas públicas direcionadas a esse setor. Deixando assim, a possibilidade de gerar emprego e renda em uma cadeia economicamente, atuante e dinâmica. Santana do Matos possui requisitos e vocação turística que todos os norteriograndenses conhecem, já divulgados pela mídia em todo o Brasil, referenciando o Turismo cultural, de aventura e rural.
A Associação dos Trilheiros Amigos (ATA), realizou em 08/06/2008 a 2ª Etapa do Circuito ATA de Regularidade no município de Santana do Matos. Evento promovido pela Prefeitura na gestão do Prefeito Assis Silva, e que contou com apoio e patrocínio de várias empresas do RN.

O inexplorado olho d'água sulfuroso das Fervedeiras, situado nas encostas da serra no município de Santana do Matos, continua sendo uma incógnita. Por falta de pesquisas desconhecemos qualidade, vasão, composição e/ou potencial do mesmo.

3 comentários:

  1. Verdade, Santana do Matos como Lagoa Nova e outras cidades da serra de Santana tem potencial de sobra para a atividade turistica, mas vontade politica que é bom para iniciar é que é pouca

    ResponderExcluir
  2. Muita boa a sua edição. Continue lutando pela exploração turística dos sítios arqueológicos de Santana do Matos, onde, ao que me parece, os políticos e a opinião pública não acordaram para o seu potencial. Ou será que o Prefeito Assis da Padaria não despertará e encarará os mais de 200 sítios arqueológicos como fontes de empregos e renda?
    Luiz Gonzaga Cortez Gomes, jornalista

    ResponderExcluir
  3. Pesquiso pinturas rupestres no RN e tenho mais de 2 mil imagens de quase 1 centena de sítios arqueológicos de Santana do Matos, todos conhecidos pelos maiores responsáveis por estes achados de imensurável valor histórico: os senhores Gilson Luiz e seu pai Antônio Luiz da Silva, aos quais reverencio o heroismo de arriscar a vida sobre as perigosas montanhas da região para revelar uma arte que interressa ao mundo... E é difícil imaginar que as autoridades do município possa ignorar a existência de algo tão especial que chega a ter 10 mil anos de existência. É lamentável. O pior é que isso ocorre em quase todos os municípios deste Estado, onde existe a arte milenar dos primeiros homens desse lugar. O que houve com a qualidade intelectual dos governantes? O povo precisa ver melhor quem tem conhecimento sufiente para ocupar os cargos públicos, que tenha a capacidade de criar condições de preservação não somente da sua história, mas a história do povo da Terra, onde ali estão seus sinais de comunicação e arte.

    ResponderExcluir