quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Políticos criticam Jornal Cajarana

Políticos de Santana do Matos e Fernando Pedroza criticam jornal Cajarana

Passei o final de semana em Santana do Matos, no domingo (8) na comunidade de Residência, encontrei dois leitores do Jornal, dois políticos, um de Santana outro de Fernando Pedroza que, não dispensaram críticas a minha pessoa por publicar textos com teores analíticos e denunciantes.

- Um deles o vereador Lelo(PT), de Santana do Matos, fez questão de ler em alto e bom som, como se fosse um locutor, na minha presença, o seguinte parágrafo do Editorial da 21ª edição do Cajarana que falava da eleição para presidente da câmara: “Na verdade todos os vereadores teriam alguma coisa a falar sobre a eleição, evidentemente sem muita importância, até porque não conseguiram seus objetivos.” Com gestos em crítica, o vereador assim se expressou: “não entendi nada, o que quis dizer?”

Sr. Vereador quando falei de (sem muita importância) ficou claro que estava falando do desinteresse sobre o assunto após o pleito. Portanto, os objetivos, de todos foram adiados ou frustrados. Apenas descrevi meu ponto de vista sobre o assunto. Não tive intenção de parabenizar ou deixar transparecer satisfação pelos insucessos. Diferentemente da sua leitura interpretativa, que deixou claro uma frustração exposta e dirigida com rancor a minha pessoa, como se falar sobre o assunto, magoasse a ferida, que necessita de outros remédios, de um diagnóstico.
Dr. Lelo com a mesma satisfação que publiquei seu trabalho frente ao PSF de Santa Luzia, dando-lhe destaque como profissional, como médico, fico agora, também agradecido pela ratificação de suas críticas, dando importância ao teor daquele editorial. Entendimentos ou interpretações de leituras podem ser ambíguas, principalmente quando “se chama pra si” a responsabilidade sobre os fatos.

Volto a lembrar que para se chegar a presidência ou outros cargos executivos, muitos outros predicados são analisados e que todas as instituições constituídas têm o direito de livre escolha através de seus membros, se assim diz os estatutos. Nesse fato da eleição da Câmara Municipal ficou claro que o seu grupo não ficou unido, e que nenhum demonstrou, naquele momento, liderança ou articulação.

- Outro a desabafar foi o vice prefeito Rivaldo Silva, "Vavá", [PSB] de Fernando Pedroza, ao citar uma matéria que o Jornal Cajarana publicou em edição antes das eleições de 2008. Aquela matéria denunciava que vários eleitores de Santana do Matos, principalmente da comunidade de Residência, tinham transferidos seus títulos para Fernando Pedroza com endereços falsos, deixando a comunidade sem força, sem credibilidade junto ao município de Santana, quando assim necessitava de alguma reivindicação. E que aqueles eleitores, motivados por um vereador que fazia um trabalho de assistencialismo no local, prejudicando de uma maneira mais abrangente o desenvolvimento da localidade. Tal prejuízo é constatado pela ausência de identificação de seus habitantes por não portar títulos de eleitores da cidade onde moram.

Vavá, mais cético e insinuante, naquele encontro domingueiro, reforçava as críticas com seus argumentos, como se fora um triunfo e com gestos em riste, me dirigiu a palavra: “fui chamado a dar declarações, por causa daquele artigo. E que nada aconteceu, e que tudo foi legalizado, e que os eleitores de Residência, continuavam morando no mesmo local e votando em Fernando Pedroza.”
Meus respeitos, Sr. vice prefeito, sugeria que esse fato não considerasse como uma vitória ou item curricular. A Justiça Eleitoral, sofismada por argumentos políticos na época, poderá rever o caso, e assim, a comunidade de Residência vai adquirir identidade representativa pelo município ao qual pertence. Sugeria não mais se vangloriar desse fato ou colocar como exemplo, tal realização, principalmente envolvendo instituições e o Jornal Cajarana. Nosso trabalho também é reconhecido por poucos, mas muito nos orgulhamos.

Não somos contra ao seu trabalho de apoio e assistencialismo ao sofrido povo daquela localidade. Somos contra e está errado e precisa ser corrigido é a localidade ser discriminada pelos políticos de Santana por saber que grande parte de seus eleitores votam em Fernando Pedroza. Como político o Sr sabe que a comunidade de Residência foi prejudicada de maneira severa, condenável e por ações de interesses individualistas ao se tentar transferir, o sentimento pátrio e de auto estima das pessoas de um lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário