terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Câmara Municipal de Santana do Matos


Vereador Magnos José dos Santos (DEM)
Presidente da Câmara Municipal de Santana do Matos

Em artigo publicado pelo Jornal Central, antes da eleição para presidente da câmara, citei meu ponto de vista sobre os candidatos presidenciáveis.
Referenciei o nome de Magnos, pela lógica. Citei a maioria do bloco com 5 vereadores contra os 4 de oposição e que naturalmente o futuro presidente sairia do bloco governista.
Acertei o alvo, sem contar com as estratégias. Em circunstâncias que todos nós sabemos, a oposição em sessão de bastidores, decidiu antecipadamente resolver a questão. Somaram seus quatro votos ao de Magnos da situação, elegendo-o Presidente.
Os meios, muito das vezes atropelam a chegada e agora o Sr. Presidente dá declarações a imprensa, dizendo que não existe rompimento com o prefeito, na verdade um pouco constrangido pelos comentários do fato inesperado.
Rompimento de que? Existia confiança? Existiu compromissos?

Presidir a Câmara, necessita de conceitos e posicionamentos acima desses questionamentos.

Sr presidente, ao Presidir a ética é a identidade. E acho que muitos dos seus eleitores e muita gente de Santana do Matos, assim analisa. Quando citei naquele artigo que dentre os cinco, apontava requisitos favoráveis a sua indicação ao cargo como, sua experiência na casa como líder do governo, discernimento e acima de tudo, tempo disponível e outros predicados essenciais ao exercício da presidência, agora terás que botar em prática. Naquela aferição, foi incluso personalidade, aí também confiei e confio. E agora deverás demonstrá-la, com atitudes e determinação.

Foi importante seus argumentos, não como justificativas, Interpretei como perfil de um Presidente eleito e que se preocupa com a imagem da Câmara. Na verdade todos os vereadores teriam alguma coisa a falar sobre a eleição, direta ou indiretamente se envolveram com o desfecho final. Evidentemente sem muita importância, até porque não conseguiram seus objetivos.
A Câmara Municipal, dirigida, agendada em pauta, sem posicionamento partidário é um poder constituido. mas necessita sim, ser conduzida com intenções iguais as suas declaradas na imprensa. Para maior desempenho das funções, necessariamente não precisa agradar prefeito, correligionários ou adversários.
Nesses dois anos, espero ter um Presidente sem partido, sendo o fiel da balança e deixando as disputas, a militância partidária para o momento adequado que virá daqui a quatro anos.
Agora a pergunta é: o que é melhor pra Santana? Independente das origens, os projetos a serem estudados que venham do governo ou da oposição, oriundos de A ou de B, sofram ou não restrições que sejam analisados e encaminhados. Assim esperamos.

Um comentário: